Quer melhores resultados empresariais?
Aposte em micro certificações.
por Lila Souza
Nos últimos anos fui Gerente de DI de uma Universidade Corporativa que estava nascendo. O grupo tinha um plano ambicioso de expandir para a América Latina e transformar a Universidade Corporativa em uma nova vertical do negócio.
Pesquisamos e testamos as melhores práticas do mercado com rigor científico e batemos o martelo no formato mais adequado para gerar resultados consistentes: micro certificações.
Resultados desde o piloto
A organização já tinha uma rotina de auditorias frequentes, por isso havia uma base de dados muito consistente para a análise dos resultados. No piloto, fizemos:
- Uma avaliação de diagnóstico para medir o que as pessoas sabiam sobre o tema.
- A micro certificação, com carga horária de 2h30m e prazo de 15 dias para realização.
- Uma auditoria da prática, que era como uma avaliação prática durante o processo.
- Uma avaliação final para medir o que as pessoas aprenderam.
Após a conclusão, seguíamos acompanhando as auditorias recorrentes da empresa e o resultado foi que todos os indicadores melhoraram consistentemente.
Mas o que é uma micro certificação?
Não dá pra bater o martelo nessa definição, mas podemos dizer que é uma forma de certificação profissional de curtíssima duração que se concentra em habilidades e conhecimentos específicos, geralmente em um único tópico ou competência.
Esses são os critérios que definimos com o que aprendemos no piloto:
- Carga horária máxima de 2h30m e prazo de 15 dias para a conclusão;
- Foco prático em habilidades específicas;
- Resolve apenas um problema;
- Envolvimento dos superiores imediatos para acompanharem e apoiarem o aprendizado e sua transferência para a rotina;
Foco prático em habilidades específicas
Além do foco em uma única habilidade ou competência, as micro certificações tem uma abordagem prática, onde todo conceito está conectado com uma ação que precisa ser realizada na rotina profissional. São formações hands on e proporcionam resultados tangíveis em pouco tempo.
Veja o exemplo da micro certificação em troca de fraldas, que tinha como desafio padronizar o processo de troca de fraldas em diversos centros de educação infantil de uma mesma rede. Ou seja: convencer pessoas que literalmente trocam 50 fraldas por dia, a maioria delas com muito cuidado e todas com muito carinho e amor, a fazerem de um jeito diferente, padrão. O fluxo da experiência era assim:
Avaliação de Diagnóstico
Além de um levantamento dos dados já coletados pelas auditorias recorrentes, elaboramos um quiz inicial para medir o conhecimento das participantes no momento em que começavam a certificação.
Vídeo de Impacto
Primeiro vídeo da certificação , “A troca de fraldas em números”, sensibiliza ao mostrar que acidentes acontecem até com as melhores pessoas, que as consequências podem ser numerosas e irreversíveis.
Ele começa com o trecho de uma notícia de um bebê que cai do trocador mas é salvo pelo irmão de 9 anos, traz dados reais sobre esses acidentes e também calcula quantas trocas acontecem em um centro no dia, na semana e no mês. É o vídeo que traz o componente emocional e prepara para o que vem a seguir.
Vídeo passo a passo
Vídeo “Passo a passo da troca de fraldas”, demonstrando como deve acontecer a troca segura para evitar acidentes.
Prática assistida
Momento de prática assistida com a superiora imediata, que apoia, verifica e dá feedbacks imediatos para que a colaboradora se prepare para a auditoria.
Vídeo “Quem faz o que?”
Pontuando as tarefas referentes a cada adulta da sala de aula quando uma sai para fazer as trocas.
Vídeo “Experiências de qualidade e afeto”
Que ensina a explorar o momento individualizado com a criança para estreitar relações e também a ensinar como deve ser o cuidado com o corpo, demonstrando de fato como ele deve ser: verbalizar o que está fazendo, pedir permissão para tocar e sempre tratar com muito respeito.
Comprometimento com mudanças realizaveis:
A abordagem micro defende que focar a mudança em algo pequeno aumenta a probabilidade de comprometimento e realização, resultando em mudanças efetivas.
Aqui também é preciso ressaltar a importância o envolvimento dos superiores e gerentes imediatos do colaborador em formação para garantir que a transferência do aprendizado aconteça.
Por que micro?
”Quando sonhar, pense grande. Quando for criar os hábitos que te ajudarão a construir o sonho, pense pequeno, bem pequeno”.
Polêmico? Isso é o que defende James Clear, autor do best seller Hábitos Atômicos.
Para ele, quando focamos em pequenas mudanças de cada vez, nos comprometemos com algo que é praticamente impossível de não colocar em prática e, colocando em prática, o resultado vem. Em sua Masterclass, também chamada Hábitos Atômicos, Clear menciona duas regras que devemos seguir se realmente queremos construir novos hábitos na nossa rotina:
- A regra dos dois minutos: Comprometa-se apenas com aquilo que consegue fazer até nos dias mais difíceis. Assim você não terá razão para não fazer e e o retorno virá mais rápido, te mantendo motivado para seguir se desenvolvendo.
- A regra do 1%: Não subestime o poder da somatória dos pequenos resultados. Se conseguir manter os colaboradores focados em colocar em prática o 1% que eles conseguem melhorar agora, o 1% de hoje somado com o 1% de amanhã trará resultados consistentes e melhores em um curto espaço de tempo.
Benefícios para os aprendizes
- Atendimento às Necessidades Profissionais: As micro certificações oferecem uma abordagem mais direta para atender necessidades específicas do profissional, concentrando-se em um conjunto preciso de habilidades ou conhecimentos que são valorizados no mercado.
- Além disso, adaptam-se facilmente à agenda, permitindo os estudos sem interromper significativamente as responsabilidades diárias.
Benefícios para a empresa
- Investimento Assertivo: As micro certificações tornaram-se uma solução popular para as empresas, permitindo investimentos mais assertivos que melhoram o ROI.
- Atualização Rápida de Habilidades: São uma maneira eficaz de adquirir conhecimentos específicos e manter-se competitivo no mercado de trabalho, atendendo às demandas de um ambiente profissional em constante mudança.
Atração da Geração Z
Mesmo considerando as gerações mais novas, as micro certificações representam uma solução atrativa, atendendo as necessidades da GenZ, que já representa 23% da força de trabalho atual e é uma geração realista, prática, tem um pensamento lógico e tende a ser autodidata.
Solução para Desafios Profissionais
As micro certificações podem ser usadas para enfrentar desafios específicos, oferecendo uma abordagem prática, direta e eficaz para a aquisição de habilidades e competências.
Entre em contato para descobrir como as micro certificações podem ajudar a superar desafios específicos na sua empresa!